Quando termina a temporada regular na liga americana de basquete, é aí que a coisa começa a esquentar pra valer! Tá na hora dos famosos playoffs da NBA.
O mínimo que uma equipe joga são 82 partidas, na chamada temporada regular. Depois desse número incrível de jogos, e um rápido torneio play-in, os melhores se classificam pra fase seguinte.
E aí, meu amigo, é mata-mata! É a hora de definir quem é quem. É tudo ou nada.
Mas, afinal: o que são e como funcionam os playoffs? Quando começam? E esse tal de play-in, que novidade é essa? Confira agora.
O que são os playoffs da NBA?
Resposta curta: é o mata-mata mais irado do mundo!
Os playoffs da NBA são a continuação da temporada, e servem pra determinar o grande campeão da liga. Nessa disputa sensacional, são reunidas “apenas” as 8 melhores equipes de cada conferência.
Ou seja, nos playoffs não tem jogo morno. Todas as equipes dão tudo de si pra avançar de fase e seguir na disputa.
É aqui que os grandes nomes ganham fama e as lendas são forjadas.
Como funcionam os playoffs da NBA?
Como já foi dito, os playoffs funcionam no sistema de mata-mata. E além disso, em melhor de sete jogos. Ou seja, pra avançar uma equipe precisa ganhar quatro partidas.
As disputas são realizadas entre os oito times da mesma conferência. Leste joga contra Leste e Oeste contra Oeste.
Na primeira fase, as quartas de final, o 1º lugar enfrenta o último classificado, o 2º lugar encara o 7º colocado e assim por diante. Os ganhadores seguem avançando. Assim, vão pras semifinais e, depois, pras finais da Conferência.
Só então, as equipes campeãs da Conferência Leste e da Conferência Oeste se enfrentam nas finais da NBA, também em melhor de sete.
É aqui que descobrimos quem é a melhor equipe da temporada na maior liga de basquete do mundo!
Quais times da NBA podem se classificar?
O que deixa a NBA ainda mais irada é que, antes da temporada começar, não dá pra saber quem vai se classificar. Claro que existem as favoritas, mas todas as 30 franquias têm chances de passar de fase.
Com tantos jogos disputados, aumentam as possibilidades de resultados variados. Assim, não é incomum quando algumas equipes menos tradicionais surpreendem e vão parar nos playoffs da liga.
A classificação pros playoffs se dá, na maior parte, pelo tradicional sistema de pontos corridos. A vitória vale 1 ponto, a derrota vale zero e não há empate. As equipes jogam entre si dentro da conferência e as seis melhores se classificam. Demais, né!?
Depois, acontece ainda um pequeno torneio chamado de play-in (que a gente explica em seguida), pra definir as últimas duas vagas, fechando os oito classificados de cada lado.
Sabe quem são todos os times que estão na disputa? Então, se liga!
Conferência Leste
Divisão do Atlântico: Philadelphia 76ers, Boston Celtics, New York Knicks, Brooklyn Nets e Toronto Raptors.
Divisão Central: Chicago Bulls, Cleveland Cavaliers, Detroit Pistons, Indiana Pacers e Milwaukee Bucks.
Divisão Sudeste: Charlotte Hornets, Atlanta Hawks, Miami Heat, Orlando Magic e Washington Wizards.
Conferência Oeste
Divisão Noroeste: Denver Nuggets, Minnesota Timberwolves, Oklahoma City Thunder, Portland Trail Blazers e Utah Jazz.
Divisão do Pacífico: Golden State Warriors, Los Angeles Clippers, Los Angeles Lakers, Phoenix Suns e Sacramento Kings.
Divisão Sudoeste: Dallas Mavericks, Houston Rockets, New Orleans Pelicans, Memphis Grizzlies e San Antonio Spurs.
Qual a diferença entre play-in e playoffs da NBA?
Os playoffs você já sabe o que são, né?! Agora, vamos falar então do play-in.
Criado na temporada de 2020, pra evitar um possível prejuízo ou desequilíbrio na disputa durante a pandemia, o play-in tá com jeito que veio pra ficar.
Ele nada mais é que um torneio de repescagem com somente três jogos e quatro times, que acontece entre o fim da temporada regular e o início dos playoffs, pra decidir os últimos dois classificados.
Antes dele ser criado, era papo reto: os oito melhores times de cada conferência avançavam. Mas desde 2020 eles passaram a ser seis, e os times do 7º ao 10º lugar vão pro play-in.
Pra começar, a emoção: é jogo único! Não tem outra chance, é matar ou morrer. Perdeu, cai fora!
Primeiro, o 7º lugar enfrenta o 8º. Quem vencer garante a 7ª vaga da conferência nos playoffs. Enquanto isso, o 9º e o 10º duelam, com o perdedor sendo eliminado.
Então, o derrotado no primeiro jogo disputa contra o vencedor do segundo. Quem ganhar fica com a 8ª e última vaga pros playoffs. Irado, né?!
Deu pra entender a diferença entre play-in e playoff? Enquanto playoff é um mata-mata em melhor de sete que determina o campeão da liga, o play-in é um mata-mata em jogo único que classifica os times pros playoffs. Sacou?!
Na temporada 2022, o torneio play-in vai acontecer entre os dias 12 e 15 de abril. Vale ficar ligado.
Quando começam os playoffs da NBA em 2022?
Se você quer acompanhar as melhores jogadas e os craques que mandam bem em quadra, tem que ficar de olho no calendário.
A disputa dos playoffs da NBA começa no dia 16 de abril de 2022. As finais da NBA estão marcadas pra começar no dia 2 de junho.
E, se as finais pegarem fogo, com três vitórias pra cada lado, a última e decisiva partida – o sétimo jogo – deve acontecer no dia 19 de junho, quando a franquia campeã vai ser conhecida.
E aí, agora que você já sabe como funcionam os playoffs da NBA, tá preparado pra acompanhar essa disputa?
A temporada regular está no fim e os times já estão garantindo suas vagas pra seguir na disputa pelo Troféu Larry O’Brien, entregue ao campeão.
E, se você quer acompanhar a NBA, os classificados, os playoffs e tudo da maior liga de basquete do mundo, é só ficar ligado nas redes sociais da Jr. NBA.
Te esperamos por lá!