A gente tá acostumado a falar nos gigantes do basquete, mas hoje a parada é literal. Você sabe quem é o jogador mais alto da NBA atualmente?
Qualquer um que já viu um jogo de basquete sabe: os caras são altos. Pra jogar na maior liga do mundo, tem que estar bem acima da média, sendo comum jogadores com mais de 2 metros. Mas alguns exageram!
Hoje, você vai descobrir quem são os jogadores mais altos da NBA atualmente, incluindo o top 1, além de conhecer os jogadores mais altos de toda a história da liga e tirar suas próprias conclusões se a frase “tamanho não é documento” é verdade ou não.
Quem é o jogador mais alto da NBA na atualidade?
Temos um empate pelo título de jogador mais alto da NBA! Acredita?
Boban Marjanovic e Kristaps Porzingis dividem o topo do pódio. Atualmente, esses 2 gigantes, com “modestos” 2,21 metros de altura, são os mais altos da liga.
Boban Marjanovic: o gigante simpático
Nascido em 1988 em Zajecar, Sérvia, Boban Marjanovic estreou na NBA pelo San Antonio Spurs. O jogador entrou em quadra 54 vezes pela franquia em que disputou somente 1 temporada.
Em seguida, defendeu o Detroit Pistons por quase 3 anos, mas se transferiu pro LA Clippers, time em que permaneceu até entrar em negociação com o Philadelphia 76ers, no início de 2019.
Pelo 76ers, o jogador ficou por pouco tempo, mas conseguiu ajudar o time a chegar até as semifinais da NBA. Depois disso, ainda teve uma passagem de 3 temporadas pelo Dallas Mavericks, antes de ser transferido pro Houston Rockets, em 2022.
O simpático pivô também ficou famoso por conquistar as quadras e as telas de cinema. Participou de alguns filmes de sucesso, dividindo cenas com grandes astros do cinema mundial.
Kristaps Porzingis e seu basquete de alto nível
Kristaps Porzingis nasceu na Letônia e iniciou sua história na NBA ao ser o 4º escolhido no draft de 2015. Com a jersey do New York Knicks, o jogador disputou 3 temporadas até seguir pro Dallas Mavericks.
Por coincidência do destino ou não, o ala-pivô foi companheiro de Boban no Mavs, antes de ir pro Washington Wizards.
O gigante também realizou alguns feitos históricos em quadra. Foi um dos 3 jogadores a fazer 100 cestas de 3 pontos, em todos os tempos da NBA! Ainda bloqueou mais de 100 arremessos na mesma temporada.
Além disso, Kristaps foi escolhido pro NBA All-Rookie Team de 2016 e o NBA All-Star de 2018.
Outros jogadores altos que jogam atualmente na liga
Agora, vale dizer que Boban Marjanovic e Kristaps Porzingis não estão sozinhos nas alturas. Outros gigantes estão um pouco mais abaixo na lista de jogadores mais altos da NBA.
Bol Bol tem 2,18 metros, poucos centímetros a menos que os 2 mais altos. O pivô foi draftado pelo Miami Heat em 2019 e trocado pro Denver Nuggets.
Nascido no Sudão e filho de outro gigante, que a gente vai falar em seguida, defende o Orlando Magic.
Fechando a nossa lista de jogadores mais altos da NBA que ainda estão em quadra, tem outro jogador que você precisa conhecer.
Apresentamos: Moses Brown, único norte-americano presente na nossa lista.
O pivô, tem a mesma altura que Bol Bol, 2,18 metros, e já jogou por diferentes franquias na liga.
Portland Trail Blazers, Oklahoma City Thunder, Dallas Mavericks e Cleveland Cavaliers foram alguns times que ele defendeu na carreira.
Atualmente, Moses Brown está no Los Angeles Clippers.
Conheça o jogador mais alto da história da NBA
Mas e na história da NBA, quem ganha de todo mundo no quesito altura? Dois gigantes dividem o título de jogador mais alto da NBA de todos os tempos.
No topo, com 2 metros e 31 centímetros de altura, estão: Gheorghe Mureșan e Manute Bol.
Nascido na Romênia, Muresan entrou na liga pelo Draft de 1993, quando foi selecionado pelo Washington Bullets, hoje Wizards.
O pivô ficou na equipe até 1998 e, nesse tempo, em 1996, foi eleito o jogador que mais progrediu na liga em relação ao ano anterior.
Infelizmente, sua carreira foi prejudicada por lesões, chegando a perder toda a temporada de 1997-1998.
Depois disso, foi pro New Jersey Nets, hoje Brooklyn Nets, onde encerrou sua passagem pela NBA no ano 2000.
Antes de se aposentar, Muresan ainda retornou a um time que defendeu no início da carreira, o Pau-Orthez, da França, onde conquistou a liga francesa em 2001.
O outro jogador empatado em primeiro é o sudanês Manute Bol, pai de Bol Bol. É, a fruta não cai longe do pé.
O pivô foi selecionado pelo Washington Bullets no Draft de 1985 e passou por grandes equipes na NBA, onde ficou até 1995.
Depois do Bullets, que defendeu até 1988, Manute Bol jogou ainda no Golden State Warriors (1988-1990), Philadelphia 76ers (1990-1993) e Miami Heat (1993). E ainda retornou aos antigos times, fazendo rápidas passagens pelo Bullets (1993), 76ers (1994) e Warriors (1994).
Nessa carreira, fez parte do segundo time dos melhores jogadores defensivos da NBA, em 1986. E também foi duas vezes líder em bloqueios na liga, em 1986 e 1989.
Depois de deixar a NBA, Manute Bol ainda jogou pelo Florida Beach Boys e o Fulgor Libertas Forlì, da Itália, antes de se aposentar por causa do reumatismo.
Uma curiosidade é que, em 1987, quando estava no Bullets, chegou a jogar com Muggsy Bogues, de 1,60 m, o jogador mais baixo da história da liga. Com 71 cm de diferença entre os dois, certamente foi uma imagem e tanto!
________________________________
E aí, o que achou de conhecer esses gigantes da NBA?
Apesar da altura, infelizmente nenhum deles conseguiu resultados expressivos na liga, o que mostra que tamanho não é documento mesmo.
Quando se trata de basquete, não dá pra ser baixinho, mas ser alto demais também pode atrapalhar. Por isso, pra não perder em mobilidade, o ideal é ficar no meio do caminho: alto, mas não um recorde.
E se você quer continuar por dentro do que acontece no esporte, como a história do basquete no Brasil, continue nos acompanhando aqui no blog da Jr. NBA.