WNBA tem playoffs? Fica ligado em todas as informações

Publicado por: Jr. NBA

Qual franquia vai conquistar o título de campeã da maior liga feminina de basquete do mundo? É nos playoffs da WNBA que essa pergunta é respondida.

Pra 2022, a temporada regular ficou maior! Agora serão 36 jogos pra cada franquia. E os playoffs também mudaram de formato. Ou seja, a temporada tá cheia de novidades.

Se você é fã de basquete e acompanha a NBA, deve ter uma ideia de como funcionam os playoffs. No entanto, com um menor número de franquias, os playoffs da WNBA contam com algumas diferenças em relação à liga masculina.

Hoje, você vai conhecer como serão os playoffs a partir da nova temporada da WNBA. Além disso, você vai ver também as jogadoras mais iradas da liga, aquelas que valem a pena ficar de olho se você quer acompanhar um bom show dentro das quadras.

Como funcionam os playoffs da WNBA?

Vamos começar pelo que vem antes dos playoffs: a classificação.

Das 12 franquias que disputam a WNBA, 8 se classificam pros playoffs da liga. E aqui há um ponto muito importante pra entender como ela é diferente da disputa entre os homens.

Enquanto na NBA a quantidade de classificados de cada conferência tem que ser igual sempre, essa regra não existe na liga feminina. Na WNBA, são classificadas as 8 melhores equipes e pronto, seja qual for a conferência da qual elas venham.

Ou seja, em um ano, os playoffs podem ter mais equipes da Conferência Leste, no ano seguinte do lado Oeste, e em outro ano uma divisão meio a meio. Varia.

Além disso, como as equipes se misturam durante o mata-mata, também não existem as chamadas Finais da Conferência.

Agora, como funcionam os playoffs em si? Essa é uma novidade da temporada de 2022.

Depois de alguns anos utilizando um formato complicado de mata-mata, com equipes entrando só em fases mais adiantadas dos playoffs, a organização resolveu simplificar as coisas.

Agora, os playoffs continuam sendo mata-mata, mas com um chaveamento simples entre todas as 8 equipes. Funciona assim:

A primeira rodada, ou quartas de final, acontece em melhor de 3 jogos. Ganhou dois, avançou.

O 1º colocado na classificação da temporada regular pega o 8º. O 2º pega o 7º. O 3º encara o 6º. E o 4º joga contra o 5º lugar.

Os vencedores avançam pras semifinais, onde a disputa passa a ser em melhor de cinco.

E as duas franquias que ganharem 3 partidas na semi vão pras Finais da WNBA, também em melhor de cinco, em busca do tão sonhado título de campeã da liga.

Além de aumentar o número de partidas, a mudança na regra veio pra equilibrar melhor os playoffs da WNBA, dando chances iguais pra todas as equipes classificadas.

Mais justo pras franquias e mais oportunidades pra galera ver as melhores jogadoras em quadra. Melhor pra todo mundo, certo?!

Quais times da WNBA podem se classificar?

Todas as franquias da WNBA podem se classificar pros playoffs! E se for contar, a maior parte se classifica mesmo.

São 12 franquias, divididas em Conferência Leste e Conferência Oeste, com 6 pra cada lado. E dessas 12, 8 vão pros playoffs, ou seja, mais da metade.

Atualmente, a Conferência Leste conta com Atlanta Dream, Chicago Sky, Connecticut Sun, Indiana Fever, New York Liberty e Washington Mystics.

Enquanto isso, na Conferência Oeste estão as franquias Dallas Wings, Las Vegas Aces, Los Angeles Sparks, Minnesota Lynx, Phoenix Mercury e Seattle Storm.

Se você quer entender melhor como funciona a WNBA e conhecer algumas curiosidades da liga, a gente já falou sobre isso por aqui, é só conferir!

Quais são as jogadoras mais iradas pra essa temporada?

Se você quer acompanhar os duelos das mulheres da WNBA, tem que ficar ligado nas jogadoras que têm tudo pra se destacar na próxima temporada.

Em 2021, a WNBA divulgou a lista das 25 melhores jogadoras de todos os tempos na liga. E saca só que notícia sensacional: 10 ainda estão em atividade, detonando em quadra pra você ver.

Se liga nos nomes e números pra você ficar de olho:

  • Sue Bird (10) – Armadora do Seattle Storm
  • Tina Charles (31) – Pivô do Phoenix Mercury
  • Elena Delle Donne (11) – Ala e ala-armadora do Washington Mystics
  • Sylvia Fowles (34) – Pivô do Minnesota Lynx
  • Brittney Griner (42) – Pivô do Phoenix Mercury
  • Angel McCoughtry (35) – Ala e ala-armadora do Minnesota Lynx
  • Nneka Ogwumike (30) – Ala-pivô do Los Angeles Sparks
  • Candace Parker (3) – Pivô e ala-pivô do Chicago Sky
  • Breanna Stewart (30) – Ala-pivô do Seattle Storm
  • Diana Taurasi (3) – Armadora e ala-armadora do Phoenix Mercury

Dessa lista de melhores da história em atividade, vale notar algumas curiosidades:

Repara só no Phoenix Mercury! Charles, Griner e Taurasi, três das melhores jogam juntas. Incrível, né?!

Mas as equipes do Seattle Storm e do Minnesota Lynx não ficam muito atrás, com duas representantes cada.

Quem é que para esses timaços, hein?

E se você quer saber mais sobre a WNBA e as jogadoras mais iradas que já passaram pelas quadras da liga, com suas histórias e conquistas, confira nossa lista.

A temporada 2022 da WNBA já tem data pra começar. Ela inicia em 6 de maio e vai até 14 de agosto, com os playoffs começando logo em seguida, por cerca de mais um mês.

Por causa da Copa do Mundo de Basquete Feminino, a competição ficou apertada no calendário e vai ter um mês a menos que o normal. Lembrando que serão mais jogos que nos anos anteriores, então, muita atenção pra não perder nenhum lance!

E se você quer ficar por dentro das melhores jogadas, conhecer as melhores jogadoras e saber o que acontece na WNBA, a maior liga feminina de basquete do mundo, é só acompanhar a Jr. NBA nas redes sociais.

E AÍ, O QUE ACHOU?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS DO MUNDO DO BASQUETE

11 exercícios para treino de basquete

O sucesso nas quadras não cai do céu. Pra detonar na partida, é preciso muito treino de basquete, dominando os mais diversos movimentos. Veja alguns exercícios pra mandar bem.

História do basquete feminino no Brasil

Nem só de marmanjos vive o basquete. Seja aqui, nos EUA ou ao redor do mundo, as mulheres também detonam em quadra no basquete feminino. Conheça a história das brasileiras nesse esporte.

MVP NBA: você sabe o que é?

Eles detonam em quadra e comandam os seus times no caminho da vitória. E por isso, podem ser premiados no fim da temporada regular. São os MVP NBA. Veja por que eles são tão importantes.

Quem é o jogador mais alto da NBA?

A gente tá acostumado a falar nos gigantes do basquete, mas hoje a parada é literal. Você sabe quem é o jogador mais alto da NBA atualmente? Descubra quem tá no topo desse ranking.