Administração do tempo no basquete – Confira dicas importantes

Publicado por: Jr. NBA

O jogo começou e o relógio está correndo! Uma boa administração do tempo no basquete é a chave para o sucesso, seja nas aulas ou durante as partidas.

Hoje você vai conferir a importância de administrar o tempo nas suas atividades de basquete e saber como aproveitar toda a duração da aula (e também fora dela) para extrair o melhor dos seus alunos.

Cada minuto no basquete é precioso!

Uma aula bem planejada é capaz de gerar grandes resultados. Mas para isso, é importante ter a certeza que você conseguirá cumprir todas as atividades que se propor a realizar com a turma.

Pra começar, a gente lembra que o basquete é um jogo com a duração precisamente determinada. Na NBA as partidas têm 48 minutos, divididos em 4 tempos de 12 minutos cada.

E diferentemente do futebol, por exemplo, no basquete o cronômetro é interrompido a cada paralisação da partida. Logo, os 48 minutos são com a bola em jogo, o que exige um controle do tempo ainda maior.

Por isso, acostumando os alunos com a necessidade de observar o tempo desde cedo, suas aulas devem ter um grande cuidado com esse aspecto, sendo exemplares no planejamento e na condução das atividades.

Administração do tempo no basquete – Confira dicas

Aula boa é aquela em que todos participam ativamente. Assim, o planejamento das atividades deve levar em conta a otimização do tempo, para que todos tenham as mesmas oportunidades de realizar os exercícios nos 50 minutos de aula.

A regra é planejar tudo com antecedência. É preciso observar a quantidade de alunos, o tempo necessário para cada atividade, que exercícios podem ser realizados e, a partir disso, quantos e quais deles serão praticados na aula em questão.

Nessa hora, facilita muito organizar um cronograma de atividades. Com ele, você vai além da próxima aula, planejando com bastante antecedência o que irá trabalhar pelo próximo mês ou trimestre, por exemplo. Isso ajuda a definir a sequência das aulas e o sentido no qual você quer que seus alunos evoluam naquele espaço de tempo.

Chegando o dia da aula, a primeira coisa a se fazer é estar preparado para controlar o tempo. Você pode utilizar um cronômetro, um relógio ou até mesmo o celular para marcar. Mas se preferir ficar concentrado apenas nas atividades, com foco total nos alunos,  também vale pedir a um deles para ajudá-lo a controlar o tempo.

Uma dica que ajuda muito na administração do tempo da aula é baixar um aplicativo específico para isso no seu smartphone. Há diversas opções que você pode programar com a quantidade de atividades, duração de cada uma, tempo de intervalo e duração total da aula, entre outros recursos. Você ainda tem a vantagem de poder deixar a programação salva para utilizar novamente com mais facilidade em atividades futuras.

Se a aula for no primeiro horário e você observar que seus alunos costumam chegar alguns minutos antes da hora oficial, você pode aproveitar esse tempo extra.

Esses minutos antes desperdiçados são uma ótima oportunidade para começar o aquecimento. Assim você e sua turma ganham um tempo a mais em quadra para trabalhar as atividades específicas do basquete, como passe, drible, arremesso, lance livre, entre outros movimentos.

Além disso, você também pode ganhar tempo de acordo com o que seus alunos fazem fora da escola. Quando os exercícios são treinados também em casa, não ficando restritos ao dia da aula, a velocidade de aprendizado aumenta. Isso ajuda a  melhorar o nível das atividades em um espaço de tempo menor.

Como, em geral, os alunos não terão os mesmos equipamentos em casa, você pode incentivá-los a adaptar os exercícios de acordo com os objetos disponíveis. Assim, uma bola qualquer vira uma bola de basquete, uma cadeira vira um adversário a ser driblado e, o mais clássico de todos, uma lata ou cesto vira uma cesta de basquete para marcar os pontos.

Entretanto, apesar da administração do tempo ser essencial para uma boa aula, há outro tipo de tempo que você não pode controlar. E aí tudo pode fugir completamente dos seus planos, se não estiver preparado para ele.

Por isso, em caso de chuva, é melhor ter um plano B. Leve os alunos para dentro da sala de aula ou outro espaço coberto e aproveite a oportunidade para trabalhar um pouco da parte teórica do basquete.

Além das regras do esporte, você também pode falar sobre a cultura do basquete, apresentando sua história e evolução, a linguagem e as gírias próprias desse universo, os jogadores que deixaram suas marcas dentro e fora das quadras, entre outros assuntos.

Nesse tipo de aula, lembre-se de planejar quantos minutos você precisa para falar sobre cada tópico, e quais deles serão o foco do dia, garantindo que não será necessário encerrar a atividade no meio do assunto por falta de tempo.

Tenha sempre essa carta na manga pra não dar bola fora e mandar os alunos pro chuveiro mais cedo.

Por último, seja nos exercícios práticos ou nas aulas teóricas, você não deve encaixar uma atividade imediatamente após a outra. Além do tempo de descanso, lembre-se que seus alunos estão aprendendo e é perfeitamente normal surgir todo tipo de dúvida antes, durante ou depois das atividades.

Você deve prever alguns minutos para esclarecer esses questionamentos, sem que esse tempo prejudique a sequência planejada para a aula.

Como já deu pra perceber, fazer a administração do tempo no basquete vai muito além de apenas marcar no relógio.

Antes da aula começar, o tempo joga a seu favor. Estude, planeje, anote e faça simulações com o que você considera ideal para o período disponível.

E após a aula, também esteja com a cabeça aberta para fazer adaptações do que não funcionou.

Deu tudo certo? Ótimo! Não deu ou faltou tempo? Volte para a prancheta e faça os ajustes necessários.

O segredo é evoluir sempre, para estar melhor a cada apito final da aula.

E AÍ, O QUE ACHOU?

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