Existem poucas coisas mais satisfatórias para um professor do que a sensação de ter dado uma boa aula de basquete aos seus alunos, não é verdade?
E, ao contrário do que muitos imaginam, para o professor a aula começa muito antes dele chegar na quadra. O trabalho do professor é bastante sério e requer muito estudo, planejamento e preparação das atividades.
Para que você consiga dar uma boa aula, é essencial que haja um cuidado para estruturá-la da melhor forma possível, para que seu aluno tenha um melhor aprendizado.
Entretanto, estruturar aulas não é uma tarefa muito simples, e diversos professores sentem dificuldade nessa hora. Confira a seguir algumas dicas de como estruturar suas aulas da melhor maneira.
Por que estruturar é importante?
Uma boa aula de basquete começa muito antes de a aula ser, de fato, ministrada. Cabe a você, professor, organizar e estruturar suas aulas de maneira que elas aconteçam da maneira mais proveitosa possível.
Um bom planejamento de aula lhe permite definir com mais facilidade seus objetivos , a melhor estratégia para alcançar esses objetivos, as melhores atividades de basquete, os recursos necessários e como essas atividades serão aplicadas.
O professor que tem o cuidado de preparar e estruturar bem a sua aula estará mais capacitado a solucionar os problemas que vierem a surgir, e também a auxiliar os alunos a alcançarem melhores resultados.
Lembre-se que, mesmo com um excelente planejamento e com uma aula cuidadosamente estruturada, existe a possibilidade de surgirem problemas, mas que serão resolvidos com mais facilidade por meio do professor.
Aula de basquete – Confira a estrutura
Uma aula de basquete possui a duração média de 50 minutos, e este tempo deve ser levado em conta ainda durante o planejamento de sua aula.
Quando o tempo em aula parece “sobrar” ou “faltar”, é sinal de que ele está sendo mal utilizado e a estrutura da aula precisa ser repensada. Aqui está uma sugestão de como a aula pode ser estruturada:
Acolhimento (3 minutos)
Ao ser bem acolhido, o aluno passa a se sentir mais confortável em aula e se sente mais animado para fazer as atividades. Cabe a você acolher de forma calorosa e prepará-los para o aquecimento.
Atitudes simples, como cumprimentar os alunos de forma cordial, perguntar como estão, como foi a semana, entre outras coisas, podem parecer que não são nada demais, mas fazem uma enorme diferença para aquele aluno mais tímido se sentir confortável e se soltar mais durante a aula.
Aquecimento (7 minutos)
Logo após acolher os alunos, é hora de começar a aula de verdade. A melhor forma de começar a aula é com os aquecimentos, que são indispensáveis para despertar os músculos para os exercícios de preparo do corpo e prevenção de lesões.
Não importa se os alunos estão em um nível mais avançado ou se acabaram de começar a ter aulas de basquete, fazer um bom aquecimento é essencial. Aproveite para explicar a importância dos exercícios de aquecimento (ou reforçar, caso necessário).
É importante ressaltar que os exercícios de aquecimento devem ser leves e divertidos. Alguns bons exercícios para o aquecimento são passes, marcação, dribles, exercícios para treinar o manejo da bola, e atividades como a do caranguejo e o 1 contra 1 para trabalhar as habilidades defensivas e ofensivas.
Exercícios específicos (30 minutos)
Após finalizar os exercícios de aquecimento, começam aqueles específicos, cujo objetivo é trabalhar os fundamentos do basquete e treinar, dentre outros, a coordenação motora grossa e fina, percepção espacial, ritmo e resistência.
Essa é a parte mais importante da aula e demanda bastante atenção do professor. Evite fazer com que os exercícios sejam repetitivos, estressantes e maçantes. Sempre que possível, procure dar aos exercícios uma cara mais lúdica.
Durante essa etapa da aula, procure trabalhar de dois a três exercícios específicos. Exercícios como o Passe de Peito, o drible, o jogo dos passos e o jogo dos cones são boas atividades de basquete para trabalhar com os alunos.
Resfriamento (5 minutos)
Após a realização dos exercícios específicos, é hora de começar a relaxar. Oriente os alunos a fazer alongamentos novamente, pois isso evita lesões, ajuda o corpo a voltar às suas funções regulares e também evita que o aluno tenha fortes dores musculares após a realização dos exercícios físicos.
Roda de conversa (5 minutos)
Do mesmo jeito que os alunos iniciam as aulas, as aulas deverão ser encerradas, ou seja, com todos reunidos. Esta é a hora de conversar com os alunos, convidá-los a compartilhar suas experiências, falar sobre a cultura e a história do basquete, dar recados e, também, as considerações finais sobre a aula.
Agora você já sabe que proporcionar uma boa aula aos seus alunos requer mais que talento para ensinar. É necessário também muito estudo, prática, planejamento e organização. Para mais conteúdo sobre basquete, siga nosso site.