Avaliação de resultado no basquete – Conheça os princípios fundamentais

Publicado por: Jr. NBA

Fim da partida! Ou, no nosso caso, da aula. Depois de uma certa quantidade de treinos, você sabe como fazer a avaliação de resultado no basquete?

Hoje você vai ver sobre a importância de conhecer bem seus alunos na hora de analisar seus desempenhos, além de aprender os princípios fundamentais de 3 avaliações de resultados que podem ser aplicados com a sua turma.

Conheça bem seus alunos para avaliá-los da forma correta

Como professor, você já deve saber que cada aluno é diferente do outro. Seja por características sociais, pessoais ou físicas, cada um tem suas predisposições para um exercício ou outro, com preferências, facilidades e dificuldades próprias.

Um aluno mais alto, por exemplo, tende a ter mais facilidade no basquete, pulando mais alto e alcançando mais facilmente a cesta do que os outros. Não é à toa que a altura média dos jogadores das ligas profissionais, como a NBA, é bem maior que a da população em geral.

Nas características sociais, alunos mais extrovertidos têm uma tendência a se relacionar melhor com o grupo e a desenvolver liderança e espírito de equipe com mais facilidade. O que não quer dizer que os alunos mais quietos também não possam ser bons líderes ou excelentes no trabalho em equipe.

E no âmbito pessoal, um aluno que é estimulado desde cedo, no ambiente familiar, a praticar esporte, costuma se adaptar melhor a qualquer atividade física, podendo ter um desempenho no basquete acima de outros menos incentivados em casa.

Todas essas características devem ser observadas na hora de avaliar a turma. Uma boa avaliação de resultados faz uma grande diferença para saber como direcionar os exercícios para o grupo. Assim é possível valorizar os pontos positivos de cada um, ao mesmo tempo em que se dá uma atenção especial para os aspectos que precisam ser mais desenvolvidos.

Conheça 3 avaliações de resultados no basquete

Para ajudar você a avaliar os resultados da sua turma com eficiência, escolhemos 3 modelos que podem ser aplicados com seus alunos.

Cada um deles é composto por exercícios e atividades diferentes, permitindo analisar o desenvolvimento em diversos aspectos que compõem o basquete.

Diagnóstico e registro

A primeira forma de avaliar seus alunos é também a mais simples. Você só precisará de uma planilha para anotações, que pode ser no computador, celular ou mesmo à mão, na boa e velha prancheta, por exemplo.

Basicamente, consiste em identificar o ponto em que cada aluno se encontra no primeiro dia de aula e ir registrando sua evolução ao longo do ano. A avaliação de resultados é feita a partir da observação dos progressos conquistados com as aulas.

Por exemplo, se um aluno levava, no começo do ano, 10 minutos para 5 voltas ao redor da quadra e, um semestre depois, está levando apenas 7 minutos, ao registrar essas diferenças você observa uma melhora de 30% no tempo.

Se um aluno que antes não sabia arremessar, seja por falta de jeito, força ou pontaria, hoje consegue fazer cestas com frequência, essa é também uma medida de evolução que deve ser registrada.

Organização de jogos

Outro método que possibilita uma avaliação de resultado no basquete é a organização de jogos com a turma. Isso pode ser feito principalmente de duas formas: gincanas e partidas.

No formato de gincana, você pode organizar diversas provas para simular as situações reais de um jogo. Com foco em cada habilidade necessária durante uma partida de basquete, é possível realizar exercícios que permitam a avaliação do desempenho dos alunos na execução dos movimentos. Alguns exemplos:

  • Passe: separados em grupos, você pode organizar uma sequência de passes em direção à cesta.
  • Drible: com o auxílio de cones, trace um caminho pelo qual os alunos devem avançar com a bola.
  • Arremesso: seja em arremessos de longa ou de curta distância, neste exercício você consegue observar a postura, o modo de lançar a bola, a pontaria, entre outros aspectos. Recomenda-se variar as distâncias para uma avaliação mais completa.
  • Rebote: os alunos devem mirar a bola primeiro na tabela, pegá-la novamente no rebote e aí então acertar na cesta.
  • Controle da bola: um exercício é colocar a bola dentro de uma sacola de supermercado, para dificultar um pouco o controle ao quicar no chão. Essa é uma boa forma de avaliar a reação dos alunos quando a bola “foge”.

O outro formato de avaliação é a organização de partidas entre os alunos. Apesar de ser mais difícil a observação individual, aluno por aluno, você consegue verificar como a turma se sai em uma situação mais próxima de um jogo real. Assim é possível analisar a combinação dos movimentos, os reflexos, velocidade, ritmo de jogo, entrosamento, etc.

Retomada da evolução

Para que seus alunos possam evoluir, é preciso estar sempre de olho. Nesse sentido, a avaliação constante e individual é fundamental para definir as estratégias de progressão.

Conforme seus alunos forem evoluindo com o passar das aulas, você deve alinhar os treinamentos para que esse desenvolvimento continue acontecendo.

É normal que alguns aprendam mais rápido, enquanto outros tenham um ritmo mais lento. Por isso, é necessário fazer adaptações constantes para atender às expectativas de cada um, ao mesmo tempo em que a turma evolui de maneira mais ou menos uniforme.

Fazer uma boa avaliação de resultado no basquete requer tempo, atenção e preparo. Conhecer os alunos e suas particularidades, planejar a progressão das aulas e desenvolver métodos de análise da evolução da turma são etapas fundamentais para o sucesso dos seus treinos.

Assim, você estará no caminho certo para desenvolver uma equipe vencedora dentro e fora das quadras.

E AÍ, O QUE ACHOU?

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