Identificar a realidade da turma em relação ao basquete é fundamental. E pra isso, uma avaliação diagnóstica é sua maior aliada no começo do ano.
Cada turma e aluno tem suas diferenças e estágios variados de desenvolvimento. Hoje, você vai ver como extrair o melhor dos seus alunos de acordo com suas próprias habilidades, além de aprender a fazer avaliações diagnósticas com a galera.
Observe os alunos e explique cada atividade
Todo processo de aprendizado tem um ponto de partida. E quando começamos por algo que já temos uma base, fica mais fácil evoluir. No basquete é a mesma coisa.
Enquanto professor, sua primeira atividade com a turma deve ser observá-los e fazê-los perceber o que já sabem sobre o basquete. Com grandes chances, você vai encontrar diversos perfis entre os alunos, desde aqueles que nunca tiveram contato com o esporte até aqueles que acompanham os jogos da NBA, conhecem os principais nomes do basquete ou praticam como brincadeira em casa.
Assim, você deve observar como os estudantes realizam os movimentos e que aspectos podem ser melhorados nas próximas aulas, sendo o seu papel traçar um plano para conduzi-los nesse processo de evolução.
Sendo cada aluno diferente do outro, você não deve aplicar os mesmos critérios de forma rígida para todos. A experiência e o progresso individuais devem ficar acima de um padrão de resultado muitas vezes arbitrário e desatualizado, sem conexão com a realidade atual em que a escola está inserida.
Ao realizar as atividades de basquete, não basta apenas dizer para “fazer e pronto”. Para conquistar o engajamento e o interesse dos seus alunos, é preciso explicar os exercícios e os motivos pelos quais eles fazem parte da aula.
Uma mesma atividade pode ser percebida de formas diferentes para você e para os alunos, por isso deixar tudo esclarecido é essencial.
Além disso, vale também explicar aos seus alunos que eles estão sendo avaliados e como isso está sendo feito, ou seja, que aspectos serão observados, tanto de forma coletiva quanto individual.
É normal, ao ter conhecimento que estamos passando por uma avaliação, empregar um esforço maior e obter um desempenho um pouco superior na atividade proposta, comparado a quando não sabemos que estamos sendo observados. Isso também ajudará você a verificar o máximo que um aluno pode atingir no estágio atual do seu desenvolvimento, servindo de parâmetro para as aulas seguintes.
Como fazer uma avaliação diagnóstica?
A avaliação diagnóstica dos seus alunos deve ser realizada logo nas primeiras aulas. Assim você já percebe logo o ponto em que a turma se encontra e pode planejar o desenvolvimento das habilidades ao longo do ano.
Importante lembrar que você deve estar sempre aberto a fazer revisões no planejamento, conforme o ritmo no qual seus alunos evoluem, seja no geral ou em pontos específicos.
São diversos aspectos que devem ser observados. Para ajudá-lo, os separamos em 6 categorias, com diversas perguntas que você deve fazer ou observar junto à sua turma de basquete. Fique à vontade para aumentar a lista ou adaptá-la às suas necessidades.
– Flexibilidade, força e coordenação motora:
- Em pé ou sentado, com as pernas juntas e estendidas, o aluno consegue alcançar os pés sem dobrar os joelhos?
- Em um salto, demonstrando a força dos membros inferiores, quão alto ou longe o aluno consegue ir?
- Para os membros superiores, a que distância ele consegue arremessar a bola de basquete?
- Como os alunos realizam movimentos coordenados em sequência, como receber a bola, correr e arremessar, por exemplo?
– Condicionamento físico:
- Quantas voltas o aluno consegue realizar ao redor da quadra antes de cansar?
- Quanto tempo ele leva para ir do ponto A ao ponto B?
- Qual a frequência cardíaca antes e após os exercícios?
– Conhecimentos iniciais sobre o basquete:
- O que eles já conhecem do esporte?
- Qual a duração de uma partida?
- Quantos jogadores participam?
- Como se pontua?
- Que equipes eles conhecem?
- Que jogadores já ouviram falar?
- Que filmes já assistiram sobre basquete?
- Que regras eles têm dificuldade em entender?
– Capacidade de realização dos fundamentos básicos do esporte:
- Eles sabem o que é passe, arremesso e drible?
- Como os alunos se saem nos principais movimentos no basquete?
- Em que situações esses movimentos devem ser utilizados?
- Eles sabem como executar cada um?
– Capacidade de domínio de bola e de controle do corpo;
- O aluno consegue dominar a bola com facilidade, passando de um lado para o outro, entre as pernas ou sobre a cabeça, por exemplo?
- Ele consegue fazer movimentos complexos como giros, arrancadas e corridas em várias direções?
- Consegue realizar a atividade com as duas mãos ou somente com a mão dominante?
- Consegue apenas olhando para a bola ou sem olhar também?
– Capacidade de autoavaliação:
- Eles sabem reconhecer suas próprias habilidades?
- Eles sabem os pontos onde encontram mais dificuldade?
- Quais os seus objetivos com o basquete?
- Que nota eles dão para o próprio estágio atual?
- Até onde acreditam que podem chegar?
Com uma boa avaliação diagnóstica, você prepara o caminho para a sua turma evoluir de forma mais rápida e eficiente.
E ao apontar a seus alunos onde eles estão e aonde podem chegar, você ainda põe em evidência a importância da dedicação no aprimoramento das habilidades, mostrando que o esforço e o trabalho duro podem valer tanto quanto o talento na hora de alcançar o sucesso.
Olho nas anotações e boa aula!