O nome é meio complicado, mas a história é ótima de assistir. Não à toa, a trajetória de Giannis Antetokounmpo e seus irmãos virou filme.
Produção recente de uma gigante do streaming, o filme é baseado na história real da família, e por um motivo inédito na NBA: é o primeiro trio de irmãos a ser campeão da liga.
Hoje você vai saber mais sobre Giannis Antetokounmpo, o mais famoso e o primeiro dos irmãos a entrar na maior liga de basquete do mundo, abrindo as portas pra uma família de campeões.
A história de Giannis Antetokounmpo antes do basquete
Filho de imigrantes nigerianos, Giannis Antetokounmpo nasceu em Atenas, na Grécia, em 1994, sendo o terceiro de cinco filhos.
Ele e mais três dos seus irmãos já nasceram em solo grego, mas, devido às leis gregas, não conseguiram a cidadania.
Isso tornou a vida da família Antetokounmpo mais complicada, com a dificuldade pra conseguir a cidadania e o risco de deportação competindo lado a lado com a necessidade de garantir o sustento.
Assim, Giannis trabalhou desde cedo pra ajudar nas contas, vendendo bolsas, relógios e outros itens nas ruas de Atenas.
Mas quando não estava fazendo isso, ele e um dos seus irmãos mais velhos, Thanasis, jogavam basquete com um time juvenil da cidade.
Rapidamente ele e seu irmão mostraram que mandavam bem no esporte, desenvolvendo cada vez mais suas habilidades. Um caminho que mais tarde um dos seus irmãos mais novos escolheu seguir, Kostas, mostrando que o basquete tá no sangue da família.
Conheça a trajetória de Giannis Antetokounmpo até a NBA
Em 2007, Giannis começou a jogar basquete. E dois anos mais tarde, em 2009, foi jogar nas divisões de base do Filathlitikos, uma equipe de Atenas.
Após dois anos, em 2011, ele já estava no time principal, disputando a Terceira Divisão Grega na temporada 2011-2012.
Na temporada seguinte, 2012-2013, ele jogou com o Filathlitikos na Segunda Divisão Grega, onde disputou 26 partidas, com média de 9,5 pontos por jogo.
Além disso, mesmo sem ser escolhido como um All-Star, ele foi selecionado como um participante especial no All-Star Game da liga em 2013.
E sendo alvo de diversos clubes europeus, Giannis assinou por 4 anos com o Zaragoza, da Espanha, no fim de 2012.
Ele deveria ir pra lá no começo da próxima temporada, mas, antes disso, tudo mudou.
Com a ajuda de um agente, que viu o seu desempenho pelo time grego, Giannis Antetokounmpo conseguiu uma vaga no Draft da NBA de 2013, e ficou a um passo da maior liga de basquete do mundo.
A carreira de Giannis Antetokounmpo na NBA
Em 2013, Antetokounmpo mudou-se pros Estados Unidos. E no Draft da NBA, o ala-pivô foi selecionado pelo Milwaukee Bucks como a 15ª escolha no primeiro round, assinando um contrato de 4 anos com a franquia.
Estreou no mesmo ano, pouco antes de completar 19 anos, Giannis foi um dos jogadores mais jovens da NBA na temporada 2013-2014.
Com seu tamanho e habilidade, além do nome difícil, Antetokounmpo logo virou o Greek Freak, que dá pra traduzir como “aberração grega”, um apelido que ele até curte.
Ao longo da sua temporada rookie, foram 77 jogos, com média de 6,8 pontos e 4,4 rebotes. Além disso, fez mais de 10 pontos em 23 jogos, e pegou mais de 10 rebotes em duas oportunidades.
Nessas duas noites, conseguiu um double-double, que é quando um jogador alcança pelo menos 10 (dois dígitos) em duas estatísticas diferentes na mesma partida.
Por conta desse ótimo desempenho, foi selecionado pro Rising Stars Challenge, no NBA All-Star Weekend, um fim de semana com disputas amistosas entre os principais jogadores da liga.
Ele também jogou pelo segundo time do NBA All-Rookie no fim da temporada.
Evolução no Milwaukee Bucks
Uma temporada após a outra, Giannis não parou de evoluir. Em 2015-2016, por exemplo, marcou seu primeiro triple-double (dois dígitos em 3 estatísticas), sendo o jogador mais jovem da história do Bucks a alcançar essa marca.
Mais tarde, em 2017-2018, ele ainda quebraria o recorde de triple-double da franquia, que era de ninguém menos que o lendário Kareem Abdul-Jabbar.
Além disso, Giannis também virou o jogador mais jovem do Bucks a ser titular em um All-Star Game, e o primeiro da Grécia, em 2017.
Mas o melhor ainda estava por vir. Em 2018-2019 e 2019-2020, Antetokounmpo ganhou o prêmio de MVP da NBA, o melhor jogador da liga.
Por fim, em 2020-2021, foi MVP das Finais e campeão da NBA com o Milwaukee Bucks, título que a franquia não ganhava há 50 anos.
Um ponto que vale destacar nessa história é que, em 2019, seu irmão Thanasis Antetokounmpo se juntou à equipe do Bucks. Assim, no título em 2021, os dois irmãos foram campeões da NBA juntos.
Além deles, mais um irmão também passou pela liga. Em 2020, um ano antes de Giannis e Thanasis, Kostas Antetokounmpo foi o primeiro jogador grego a vencer a NBA, quando atuava pelo Los Angeles Lakers.
Sucesso que inspirou o filme
Um campeão na família é bom, dois é melhor, e três é filme!
A história da família de campeões ganhou as telas em uma gigante do streaming e agora você pode conferir em casa.
Como se não fosse o bastante, o filme baseado na história real dos Antetokounmpo conta a mudança dos pais, da Nigéria pra Grécia, e a luta pra sobreviver no novo país, indo até as vitórias do trio de irmãos na NBA. Algo que nunca tinha acontecido em todos esses anos da liga.
Uma história de determinação que vale a pena conferir.
_______________________________
Certamente, Giannis Antetokounmpo, ou The Greek Freak, vem em alta. Além de recordista, MVP, campeão da NBA e com a sua história contada pra todo o mundo, ainda tem mais.
Na temporada 2021-2022 que comemorou os 75 anos da liga, ele também entrou na lista dos 75 maiores jogadores da história da NBA.
Contudo, sendo ainda jovem, tudo indica que a gente vai ouvir falar mais dele por aí.
E se você curte filmes sobre basquete e histórias de superação, também tem outra grande produção pra conferir, que a gente já falou aqui no blog da Jr. NBA.
É uma ficção, mas que tem como protagonista um jogador da NBA de verdade: Juancho Hernangómez. Outra ótima pedida!