O nome de Juancho Hernangómez está em alta no momento. Além de defender as cores do Utah Jazz, ele vem mostrando que tem carisma nas telas.
Se você não é dos mais atentos, pode ter ouvido falar pouco sobre ele até agora. Mas nas últimas semanas, o atacante espanhol vem chamando atenção com o seu papel em um recente filme de uma gigante do streaming.
Por isso, hoje você vai descobrir quem é ele e de onde veio, conhecer sua carreira na NBA e antes dela, e também saber mais sobre essa produção em que ele atua como um dos protagonistas, ao lado de Adam Sandler.
Quem é Juancho Hernangómez?
Juan Alberto Hernangómez Geuer, ou Juancho Hernangómez, nasceu em Madri, na Espanha, em 1995.
E como dizem por aí que “sangue não é água”, com ele não é diferente. Juancho vem de uma família de apaixonados por basquete.
Willy Hernangómez, seu irmão mais velho, também está na NBA, onde chegou no draft de 2015, e atualmente defende o New Orleans Pelicans.
Sua irmã mais nova, Andrea, chegou a jogar pelo time da Universidade de Fairfield durante a faculdade.
Já Margarita, sua mãe, jogou na Seleção Espanhola de Basquete, onde conquistou a Eurobasket de 1993. Enquanto Guillermo, seu pai, jogou por Real Madrid e Estudiantes, os dois da Espanha.
Que família, hein? Crescendo com a bola laranja como companhia desde o berço, difícil o pequeno Juan escolher outra coisa, né?!
Carreira no basquete antes de chegar na NBA
A carreira de Juancho no basquete começou aos 12 anos de idade pelo CB Las Rozas. Depois, ele ainda passou pelo Real Madrid e o CB Majadahonda, todos na região onde nasceu, pertinho de casa.
Então, em 2012, ele assinou seu primeiro contrato profissional com o Estudiantes, também de Madrid.
Lá ele ficou até 2016, conquistando um bom desempenho em quadra, inclusive com o prêmio de Melhor Jogador Jovem da ACB, a Liga Espanhola de Basquete, na temporada 2015-2016.
Com esses resultados, Juancho saiu de lá pro draft da NBA de 2016, onde foi selecionado pelo Denver Nuggets.
Juancho Hernangómez estava, enfim, na maior liga de basquete do mundo!
Juancho Hernangómez e a NBA: do Denver Nuggets ao Utah Jazz
Então, com 20 anos, Juancho foi selecionado pelo Nuggets ainda no primeiro round do draft de 2016, sendo o 15º pick.
Se você não lembra como funciona essa seleção para os novos jogadores na liga, aqui no blog a gente já falou também sobre o que é o draft e por que ele é tão importante.
Em sua temporada rookie, ele disputou 62 partidas pelo Nuggets.
E ainda teve uma passagem relâmpago pelo Sioux Falls Skyforce, da NBA G League. E então, depois de ser emprestado pro time e jogar só uma partida, ele foi chamado de volta pra franquia de Denver.
Nessa primeira temporada, vale destaque a vitória sobre o Golden State Warriors por 132 a 110, quando Juancho marcou 27 pontos e acertou 6 cestas de 3 pontos.
Mas, como nem tudo são flores, na temporada seguinte, 2017-2018, ele foi diagnosticado com mononucleose e jogou só 25 partidas.
Entretanto, seu terceiro ano na liga foi a melhor temporada pelo Nuggets, com 70 jogos e 25 como titular, além de entrar em 5 jogos nos playoffs.
Mais tarde, no meio da temporada 2019-2020, foi parar no Timberwolves, desembarcando em Minnesota no começo de 2020.
Lá ele alcançou o melhor desempenho da carreira, com média de 12,9 pontos no restante da temporada.
Mas depois de assinar um novo contrato por 3 anos, infelizmente ele não conseguiu se firmar na temporada seguinte. Chegando fora de forma pros treinos, e mais tarde com covid-19, seu tempo em quadra caiu e ele acabou sendo negociado.
Próxima parada: Boston, com escala em Memphis! Enviado pro Grizzlies, nem chegou a estrear, sendo algumas semanas depois trocado com o Boston Celtics, onde jogou apenas 18 partidas, mas entrando quase sempre no final.
Depois disso, foi parar no San Antonio Spurs, onde fez 5 jogos e foi negociado novamente, mas agora pro Utah Jazz, seu time atual.
Em Salt Lake City, até que Juancho foi bem, sendo titular em 9 jogos e com uma média de 6,2 pontos por partida.
Luz, câmera, Juancho Hernangómez, ação!
Agora, Juancho continua atuando nas quadras, mas também tem grande destaque nas telas.
Junto de Adam Sandler, ele é protagonista de um filme recém-lançado na maior plataforma de streaming do mundo, com produção do próprio Sandler e de LeBron James, em um elenco repleto de astros do cinema e do basquete.
Sem spoiler, mas, na história Juancho é Bo Cruz, um espanhol de 22 anos (idade limite pro draft) que é descoberto por Stan Sugerman (Adam Sandler), olheiro do Philadelphia 76ers que sonha em ser técnico.
Em uma jornada de superação clássica dos filmes esportivos, Bo e Stan vão pros Estados Unidos em busca dos seus lugares na NBA.
E em uma produção que mostra muito dos bastidores da maior liga de basquete do mundo, não poderiam faltar grandes craques da liga.
Além de nomes do cinema como Queen Latifah, Ben Foster e Robert Duvall (o Tom Hagen de O Poderoso Chefão), mas são tantas participações de jogadores da NBA que fica até difícil citar todas.
Vale destacar Anthony Edwards, do Timberwolves, que interpreta o rival de Bo, e o gigante sérvio Boban Marjanović, do Dallas Mavericks.
Também participam nomes do presente e do passado, muitos interpretando eles mesmos, por exemplo: Julius “Dr. J” Erving, Shaquille O’Neal, Trae Young, Doc Rivers, Seth Curry, Luka Doncic, Willy Hernangómez e Leandrinho Barbosa, nosso representante brasileiro.
Pra você que curte basquete, vale muito a pena conferir essa história.
_________________________________
Depois de passar por diversas franquias ao longo da carreira, e também uma investida de sucesso no cinema, qual será a próxima jogada de Juancho Hernangómez, hein?!
Novos filmes, novos times, novos prêmios? As oportunidades estão aí e, assim como o seu personagem, cabe a ele dar o máximo pra aproveitar.
E se você quer ler mais sobre basquete, NBA e todas as novidades desse mundo, continue ligado aqui no nosso blog e nas redes sociais da Jr. NBA.