Eles detonam em quadra e comandam os seus times no caminho da vitória. E por isso, podem ser premiados no fim da temporada regular. São os MVP NBA.
Na maior liga de basquete do mundo, os melhores jogadores recebem uma honraria que coloca eles na história, coisa pra poucos.
O prêmio de MVP é mais uma forma de recompensar aqueles que fizeram a diferença pra sua equipe e pro espetáculo mundial que é o basquete da NBA.
Hoje, você vai saber tudo sobre os dois maiores prêmios individuais da liga, o MVP da NBA e o MVP das Finais da NBA.
MVP NBA: o que é?
Primeiro de tudo, MVP é uma sigla em inglês que significa Most Valuable Player. Ou, em bom português, Jogador Mais Valioso. Resumindo, é uma premiação exclusiva pro melhor jogador, aquele que “vale mais”. Sacou?
A eleição do MVP NBA é realizada desde a temporada 1955-1956, e acontece logo depois da temporada regular. Isso quer dizer que ela não leva em conta os playoffs.
E como a gente bem sabe, nos playoffs a coisa muda de figura. Por isso, apesar da conquista aumentar o moral, ela não garante que a franquia e o jogador vão ter o mesmo desempenho nas fases seguintes. Tanto que o MVP das Finais costuma ser bem diferente.
Quem é o atual MVP da NBA?
Se você tem acompanhado a NBA, certamente já ouviu falar bastante dele. O pivô Nikola Jokić, do Denver Nuggets, é o atual MVP da liga, a sua segunda conquista consecutiva.
Isso porque, além de faturar o troféu de MVP NBA na temporada 2021-2022, ele também tem na estante o troféu de 2020-2021.
Nascido na Sérvia, ele ainda faz parte de um seleto grupo, o dos únicos seis jogadores internacionais a conquistarem o prêmio até hoje.
Além disso, o pivô draftado em 2014 também já foi selecionado quatro vezes pro All-Star Game da NBA.
Mas apesar desses resultados, nas duas temporadas em que conquistou o MVP da NBA a equipe não foi muito longe nos playoffs. Acontece…
Como funciona e quais são os critérios pra escolha do MVP da NBA?
A essa altura, você pode estar se perguntando quem é que decide essa parada.
Como a gente já disse, a premiação começou lá em 1955-1956 e, na época, eram os próprios jogadores que votavam. Mas a partir de 1980-1981 tudo mudou.
No sistema que é usado até hoje, a escolha é feita por jornalistas credenciados pela NBA, especialistas no basquete.
Ao todo, são cerca de 100 nomes dos Estados Unidos e do Canadá, que votam nos 5 melhores jogadores da temporada regular, segundo suas opiniões.
O sistema é simples. Os jornalistas numeram suas escolhas de 1 a 5, sendo 1 o melhor jogador, que recebe dez pontos. O jogador 2 ganha sete pontos, o 3 ganha cinco, o 4 leva três pontos e o 5 fica com um pontinho só.
No fim, a pontuação de cada jogador é somada e aquele com mais pontos é eleito o MVP NBA da temporada.
O vencedor leva pra casa o Troféu Maurice Podoloff, que tem esse nome em homenagem ao primeiro comissário da liga, de 1946 a 1963.
Uma curiosidade é que na temporada 2015-2016, Stephen Curry foi escolhido MVP com um feito inédito na história do prêmio. O armador do Golden State Warriors apareceu em todos os votos como 1º lugar. A pontuação máxima! IN-CON-TES-TÁ-VEL!
Quem foi mais vezes MVP da NBA?
Agora, quando o assunto é figurinha carimbada nessa lista, temos vários astros, alguns deles entre os maiores campeões da NBA.
O maior MVP NBA de todos os tempos é Kareem Abdul-Jabbar, com 6 troféus. O pivô teve 3 conquistas pelo Milwaukee Bucks e outras 3 pelo Los Angeles Lakers, entre os anos 1970 e 1980.
O segundo, que não tinha como ficar fora dessa lista, é o melhor jogador de basquete de todos os tempos, Michael Jordan. O ala-armador foi 5 vezes MVP da liga, todas no Chicago Bulls, entre 1987 e 1998.
Outro nome lendário é Bill Russell, com 5 títulos. Pivô do multicampeão Boston Celtics dos anos 1960, Russell foi vencedor entre 1957 e 1965.
Logo atrás, com 4 MVP, vem Wilt Chamberlain, entre 1959 e 1968. Enquanto a primeira conquista do pivô foi pelo Philadelphia Warriors (hoje Golden State), as outras 3 foram defendendo o Philadelphia 76ers.
E por último, fechando o nosso Top 5, um nome ainda em atividade, o ala LeBron James, o King James.
Dono de 4 troféus, conquistados entre 2008 e 2013, foram 2 quando defendia o Cleveland Cavaliers e mais 2 pelo Miami Heat. E é o único dessa lista que ainda pode subir no ranking.
O que é MVP das Finais da NBA?
Além do MVP da NBA, a outra premiação do tipo é o MVP das Finais, o melhor jogador da série de duelos épicos que definem o grande campeão da temporada.
A escolha é feita desde 1969, e até hoje só uma vez (justamente a primeira) o time do MVP não saiu campeão.
O vencedor leva o Troféu Bill Russell, nomeado em homenagem ao pivô 11 vezes campeão da liga pelo Celtics.
Jogadores lendários que foram mais vezes MVP das Finais da NBA
Quer saber de quem é o recorde nessa conquista? Duas letras: MJ.
Michael Jordan foi eleito MVP em todas as seis Finais da NBA que disputou pelo Chicago Bulls. Foram duas sequências de três, em 1991, 1992 e 1993, e depois em 1996, 1997 e 1998. Não tem pra ninguém perto da lenda!
O segundo lugar dessa lista é LeBron James, com 4 troféus: 2012 e 2013 com o Miami Heat, 2016 com o Cavaliers e 2020 com o Los Angeles Lakers.
E completando a lista, três jogadores com 3 conquistas cada:
- Magic Johnson, em 1980, 1982 e 1987, todas pelo Lakers.
- Shaquille O’Neal, também pelo Lakers, com uma sequência em 2000, 2001 e 2002.
- Tim Duncan, pelo San Antonio Spurs, em 1999, 2003 e 2005.
_____________________________________________________
Nomes incríveis, conquistas lendárias, jogadas espetaculares. O maior basquete do mundo deve muito da sua fama a esses jogadores.
Os MVPs da NBA marcam gerações e ficam na história. Quem será a próxima lenda forjada nas quadras?
E se você quer continuar por dentro do que acontece na liga, como a temporada regular, os playoffs, recordes e muito mais, siga ligado aqui no blog da Jr. NBA e aproveite pra conferir também como funcionam as conferências.