NBA 75 anos! Parabéns pra maior liga de basquete das galáxias

Publicado por: Jr. NBA

A temporada que começou em 2021 é muito especial pra liga norte-americana de basquete. Isso porque ela não é uma data qualquer, é a NBA 75 anos!

Isso mesmo, são 75 anos de jogos incríveis, lendas sendo forjadas e nomes que marcaram gerações nesse esporte apaixonante e enlouquecedor.

Por isso, chegou a hora de ver como tudo começou, além de alguns feitos históricos na liga e o que está sendo feito pra comemorar esse aniversário pra lá de especial.

NBA 75 anos: o começo da história da liga com o basquete

Um ano após o fim da Segunda Guerra Mundial, aquela que viria a ser a maior liga de basquete do mundo dava seus primeiros passos, também em um duelo internacional.

O ano era 1946, e o New York Knickerbockers pegou a estrada até o Canadá pra encarar o Toronto Huskies, no primeiro jogo da recém-criada liga.

Agora, só uma pausa pra explicar um detalhe: em 1946, aconteceu a fundação da BAA, Basketball Association of America. Mas foi só em 1949, quando ela se fundiu com a NBL, a National Basketball League, que surgiu a NBA, National Basketball Association. Quanta sigla, hein?!

Mesmo assim, a NBA considera a primeira temporada da BAA com o seu apito inicial.

Voltando pra 1946, o primeiro jogo aconteceu em Toronto, no dia 1º de novembro, atraindo cerca de 7 mil pessoas pra essa partida histórica.

Uma curiosidade desse dia, e da época, é que, ao mesmo tempo em que desejava atrair público pro evento, a liga também buscava incentivar o surgimento de novos jogadores.

Assim, o cartaz da partida também avisava que aqueles com 2,08m ou mais entravam de graça no Maple Leaf Gardens, local do jogo.

E aí? Se fosse hoje, você pagaria ingresso ou não?

Fatos curiosos no 1º dos 75 anos da NBA que você precisa saber

Na época, as pontuações não eram tão altas como hoje. Pra se ter uma ideia, não existia nem a linha dos 3 pontos. Então, não se espante com os números baixos.

Por 68 a 66, os visitantes venceram esse primeiro jogo em um duelo equilibradíssimo. A primeira cesta foi de Ossie Schectman, do Knickerbockers.

Já o cestinha da partida foi do time da casa, o pivô Ed Sadowski, que fez 18 pontos, apesar da derrota.

E nessa primeira temporada, o Philadelphia Warriors bateu o Chicago Stags nas finais por 4 a 1, sendo o primeiro campeão da história da liga. Que moral!

Aliás, achou familiares os nomes de alguns times? O Knickerbockers simplificou o nome (ainda bem) e hoje é apenas New York Knicks. Já o Philadelphia Warriors trocou Philly por São Francisco e atualmente é o Golden State Warriors.

Junto do Boston Celtics, as três franquias são as únicas que participaram de todas as temporadas da liga. Esses estão sempre na chamada!

NBA 75 anos e comemorações muito além dos parabéns

Chegar aos 75 em plena forma não é pra qualquer liga. Ainda mais com valores bilionários, grandes astros e alcance mundial.

Por isso, a temporada comemorativa NBA 75 anos é bem movimentada. Tem mudança na marca, jogos especiais, lista de jogadores marcantes, comerciais com grandes astros e muito mais.

Mudança no visual pra curtir a festa da NBA 75 anos

Pra começar, a liga deu um tapa no visual e apresentou uma nova marca comemorativa. Ela está sendo usada em todos os materiais da temporada, desde produtos oficiais até conteúdos de divulgação, na TV, nas arenas e na internet, por exemplo.

As cores foram mantidas. A tradicional silhueta também (pra quem não sabe, se trata de Jerry West, armador do Los Angeles Lakers nos anos 60 e 70). Mas agora elas estão dentro de um diamante. Além disso, entraram também o número 75 e linhas que lembram as de uma bola de basquete.

Símbolo dos 75 anos de NBA
Nova marca comemorativa NBA 75 anos

NBA 75 Classic Matchups! Jogos pra relembrar o passado

E se estamos falando de uma temporada que celebra a história, não podiam faltar jogos históricos.

Assim, a liga criou os NBA 75 Classic Matchups, uma série de 5 jogos pra celebrar momentos marcantes na história da liga.

Pra começar, no dia 1º de novembro de 2021, aniversário da primeira partida, teve o confronto entre Toronto Raptors e New York Knicks. O jogo aconteceu no Madison Square Garden, em Nova York, um templo do esporte.

O Raptors entrou representando seu antigo conterrâneo, o Huskies, e o Knicks representando, bem, ele mesmo, já que está na liga desde que se chamava Knickerbockers.

E ao contrário daquele jogo em 1946, dessa vez a franquia de Toronto saiu vencedora, com o Raptors batendo o Knicks por 113 a 104.

Já entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2021 aconteceram os Classic Matchups entre Knicks, Celtics e Warriors, as três franquias fundadoras que estão até hoje na liga e que ganharam uniformes especiais pra esta temporada.

Se liga nos resultados:

14 de dezembro – Golden State Warriors (105) x (96) New York Knicks

17 de dezembro – Golden State Warriors (111) x (107) Boston Celtics

18 de dezembro – New York Knicks (107) x (114) Boston Celtics

E o último jogo dessa série foi em 7 de janeiro de 2022, entre Atlanta Hawks e Los Angeles Lakers, pra relembrar o 7 de janeiro de 1972.

Na ocasião, o Lakers venceu o Hawks e marcou sua 33ª vitória seguida na NBA, um recorde até hoje.

E em 2022 deu Lakers novamente, 134 a 118.

Vídeo te leva para visitar lendas do basquete na NBA Lane

Outra comemoração foi um vídeo cheio de astros do basquete. Pra isso, a liga chamou o ator Michael B. Jordan pra conduzir um ônibus escolar pela NBA Lane, a rua da NBA, encontrando diversos jogadores pelo caminho.

No divertido curta-metragem, podemos ver o passado e presente da liga, como Magic Johnson, Larry Bird, Kareem Abdul-Jabbar, LeBron James e muitos outros, incluindo uma homenagem a Kobe Bryant, falecido em 2020.

VÍDEO: BEM-VINDOS À NBA LANE | #NBA75

Vários conteúdos irados!

E se você quer mais conteúdos incríveis sobre os 75 anos da NBA, vale conferir o site especial (em inglês).

Lá você encontra muitos vídeos, entrevistas, notícias, histórias, quizzes, easter eggs da NBA Lane e pode até escalar sua própria equipe com os maiores jogadores da história.

E pra cantar parabéns, 75 jogadores lendários. Ou melhor, 76!

75 anos, 75 jogadores, certo? Acontece que a NBA é tão espetacular que não dava pra escolher “só” isso. Então deu empate na votação, feita com muita gente entendida no assunto, e a lista final ficou em 76.

Nela estão lendas do passado como Michael Jordan, Kareem Abdul-Jabbar e Kobe Bryant. E também nomes do presente, como Stephen Curry, LeBron James e James Harden.

Pra ver a lista completa, é só entrar no site comemorativo da NBA 75 anos.

________________________________________________________

A temporada 2021-2022 já está no fim. Enquanto a temporada regular foi de 19 de outubro a 10 de abril, os playoffs começaram em 16 de abril e vão até junho, com o possível jogo 7 das finais marcado pra 19 de junho de 2022.E pra saber tudo que acontece nessa temporada especial da maior liga de basquete das galáxias, é só ficar ligado nas redes sociais da Jr. NBA.

E AÍ, O QUE ACHOU?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS DO MUNDO DO BASQUETE

11 exercícios para treino de basquete

O sucesso nas quadras não cai do céu. Pra detonar na partida, é preciso muito treino de basquete, dominando os mais diversos movimentos. Veja alguns exercícios pra mandar bem.

História do basquete feminino no Brasil

Nem só de marmanjos vive o basquete. Seja aqui, nos EUA ou ao redor do mundo, as mulheres também detonam em quadra no basquete feminino. Conheça a história das brasileiras nesse esporte.

MVP NBA: você sabe o que é?

Eles detonam em quadra e comandam os seus times no caminho da vitória. E por isso, podem ser premiados no fim da temporada regular. São os MVP NBA. Veja por que eles são tão importantes.

Quem é o jogador mais alto da NBA?

A gente tá acostumado a falar nos gigantes do basquete, mas hoje a parada é literal. Você sabe quem é o jogador mais alto da NBA atualmente? Descubra quem tá no topo desse ranking.