O que é Draft e por que é tão importante?

Publicado por: Jr. NBA

A noite dos sonhos da NBA tem um nome: Draft. Uma vez por ano, novos jogadores ganham a oportunidade de começar a escrever sua história na liga.

Mas você sabe o que é esse sistema e como ele funciona? Realizado em diversos esportes nos Estados Unidos, no basquete os Drafts já foram responsáveis por revelar grandes astros da NBA.

O que é Draft?

O melhor significado para draft é “recrutamento”, já que, basicamente, é disso que esse evento se trata.

Uma vez por ano, todas as franquias da NBA recrutam novos talentos para suas equipes. E não são poucos: ao todo, 60 jogadores são selecionados! Ou seja, é uma grande porta de entrada para a liga, atraindo jogadores do mundo inteiro.

Cada equipe tem direito a escolher dois jogadores em duas rodadas, e é realizado um sorteio para decidir quem escolhe primeiro.

Nessa hora, quem não mandou bem na última temporada tem vantagem. Todos os 14 times que não foram para os playoffs participam da loteria do Draft, em que são sorteados os 4 primeiros que irão fazer suas escolhas. É uma forma de equilibrar também um pouco mais a liga, garantindo reforços para os menos favorecidos no ano anterior.

Agora imagine só ser o primeiro e poder escolher entre todos os jogadores do Draft. É uma chance e tanto! São os jogadores mais talentosos que ainda não estão na NBA e os primeiros times terão os melhores dos melhores na sua equipe.

Pra se ter uma ideia, esses  foram os três nomes  escolhidos em primeiro nos Drafts: LeBron James, Magic Johnson e Shaquille O’Neal. Precisa falar mais alguma coisa?

Como funciona o Draft da NBA?

Mas como é feita essa escolha, afinal? As regras do NBA Draft já mudaram algumas vezes, buscando manter sempre a competitividade da liga. 

Um dos motivos de mudanças recentes é evitar o tanking, que é quando as equipes “jogam pra perder”, usando formações mais fracas pra  ficar mais atrás na classificação e tentar uma colocação melhor na loteria do Draft.

Como se define a ordem das escolhas?

Para definir a ordem, a primeira etapa é a disputada loteria do Draft. Os times que participam são aqueles que não se classificaram para os playoffs no ano anterior. Como 16 se classificam, sobram 14 para a loteria.

Pra que as piores equipes tenham mais chances de escolher os melhores jogadores, existe um sistema de pesos que aumenta as probabilidades das três equipes com as piores campanhas ficarem com as primeiras escolhas. Com isso, essas três equipes têm 14% de chance de conquistar o primeiro pick (como cada escolha é chamada).

Essa foi uma das mudanças feitas em 2019. Antes, as três equipes tinham chances diferentes, sendo a pior equipe com a maior probabilidade. A outra mudança foi que o número de selecionados na loteria aumentou de três para quatro.

Depois do sorteio dos quatro primeiros picks, a sequência das equipes vai de acordo com a ordem inversa das campanhas entre os times não sorteados. Assim, o pior time ganha o 5º pick, o segundo pior pega o 6º pick e assim até fechar os 14.

Na fase seguinte, com as franquias que foram para os playoffs, a lógica é a mesma, de acordo com a campanha na temporada regular. Desse jeito, a melhor campanha da liga fica com o 30º e último pick da primeira rodada.

Já na segunda rodada não tem loteria. A escolha é de acordo com a campanha na temporada regular, também em ordem inversa.

Por que algumas equipes têm mais de uma escolha na mesma rodada?

Um fato curioso é que as equipes podem negociar as suas escolhas, ou seja, trocar a sua vez com outra franquia. Isso acontece quando uma equipe quer o direito a uma das primeiras escolhas para aumentar as chances de garantir algum jogador específico.

Essa negociação pode se dar envolvendo jogadores, escolhas mais baixas e até escolhas futuras. Em um ano, uma equipe pode “comprar” a escolha de outra, pagando com uma escolha sua no ano seguinte, por exemplo. Dessa forma, ela acaba escolhendo mais de uma vez.

Mas apesar de comuns, há algumas regras pras  trocas. Uma equipe não pode negociar a sua escolha da primeira rodada em anos consecutivos.

Os jogadores draftados são obrigados a jogar?

Quem decide é o treinador do time, por isso, os jogadores podem ou não jogar. Alguns escolhem deixar o jogador no banco no primeiro ano, apenas pra  pegar experiência. Isso aconteceu com Kobe Bryant, por exemplo.

Já outros, mesmo draftados, continuam nos seus times fora da NBA e vão para a liga somente quando a franquia que o contratou achar que chegou a hora. Isso se o contrato ainda estiver valendo, claro.

Quem pode se inscrever para o Draft e com qual idade?

Qualquer jogador pode se inscrever para os Drafts. Pra  ser selecionado, eles passam por uma série de treinamentos chamada workouts, que serve para avaliar suas habilidades.

O primeiro critério para ser elegível ao Draft é já ter jogado por uma universidade norte-americana. Essa regra foi criada pra  reduzir a quantidade de jogadores com pouca formação, saídos direto do Ensino Médio. Assim, é preciso já ter passado pelo menos um ano na universidade.

Caso o jogador não tenha entrado na universidade, é necessário ter concluído o Ensino Médio há pelo menos um ano e ter 19 anos no ano em que foi selecionado. Ou ainda já ter jogado por um time profissional de basquete fora da NBA.

Já os jogadores estrangeiros podem se inscrever entre os 19 e os 22 anos, desde que morem há pelo menos três anos fora dos Estados Unidos e não tenham estudado em uma universidade americana ou terminado o Ensino Médio por lá.

O que é a lista de pré-inscritos?

Se um jogador ainda não completou a universidade, ou se for estrangeiro, deve enviar uma carta para a NBA se declarando elegível para o Draft. Assim, eles podem participar dos workouts, que são os treinos pré-Draft.

Caso queira desistir, um jogador também pode retirar sua inscrição até sete dias antes do Draft.

Já os jogadores que estudam nos EUA são automaticamente elegíveis ao concluir a universidade, não sendo necessária a pré-inscrição.

E quem não for escolhido?

Aqueles que não forem escolhidos no Draft ficam livres, podendo negociar com qualquer equipe. Mas não podem participar de outros Drafts no futuro.

A história dos Drafts já revelou grandes nomes da NBA. Michael Jordan, Shaquille O’Neal, Kobe Bryant e LeBron James são só alguns deles.

E aí, qual vai ser a próxima lenda a dar as caras no evento?

E AÍ, O QUE ACHOU?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS DO MUNDO DO BASQUETE

11 exercícios para treino de basquete

O sucesso nas quadras não cai do céu. Pra detonar na partida, é preciso muito treino de basquete, dominando os mais diversos movimentos. Veja alguns exercícios pra mandar bem.

História do basquete feminino no Brasil

Nem só de marmanjos vive o basquete. Seja aqui, nos EUA ou ao redor do mundo, as mulheres também detonam em quadra no basquete feminino. Conheça a história das brasileiras nesse esporte.

MVP NBA: você sabe o que é?

Eles detonam em quadra e comandam os seus times no caminho da vitória. E por isso, podem ser premiados no fim da temporada regular. São os MVP NBA. Veja por que eles são tão importantes.

Quem é o jogador mais alto da NBA?

A gente tá acostumado a falar nos gigantes do basquete, mas hoje a parada é literal. Você sabe quem é o jogador mais alto da NBA atualmente? Descubra quem tá no topo desse ranking.